terça-feira, 13 de julho de 2010

Enfim, o fim

Era tanta coisa! Meu Deus! Por favor, acaba!
Cabou... Acabou. A-ca-bou. Fim.
Em um mês de "total" responsabilidade (tinha aqueles que diziam que eu ainda estava meio vagabundo), vi que é difícil conduzir uma vida séria.
Não ri pouco.
Colher informações de um texto. Anexar-se a um grupo já formado. Coisas do passado... (Estimo por isso)

-Vou pra casa estudar.
-Rapaz, tem festa hoje.
-Ah, você tem razão. Vamos à festa!

Por que é assim? O "mal" te puxa. É inevitável.
É sempre, SEMPRE, isso. Casa. Faculdade. Casa. Faculdade. Casa. Bar. Faculdade.
O que é isso?
Na televisão, Copa. Tá acabando. Acabou. Chata... No fim, é claro. Viva à Fúria! Fúria...

-Tem que fazer essa prova, cara.
-Tá. Beleza. Me passa as questões aí.
-Aqui.
-Valeu, pai. Oi meninas...

Na televisão, Bruno. Que é isso? Sou só eu o enjoado? Porra. Não acaba nunca.
Ouço um zumbido.Um Bicho de Sete Cabeças? Eu sou ele? Se sou ele, não sou. Apenas ouço.
Entre cães e rios. Entre complexos e complexados. Ingênuo e malicioso. O bonzinho e o cínico. Surgem meus críticos.
Como gosto de ouvir Geraldo Azevedo. Bom som.
"Welcome to the new age".
Eu aceito. Faço um macarrão instantâneo. Essa história de três minutos nunca me enganou...
Faculdade de novo. Rio. Bonito rio que, pra me inspirar, vira mar. Ele e a moça debruçada na ponte. A lua. Ah, Lua!

Esperar o fim. Esperar? Viver o fim. Acabar com tudo. Viver.
Observar quem não descobriu o fim. O fim de tudo. De suas convicções; sua metamorfose. Sem precisar virar um inseto. Virar inseto. Por que não?

-Cara, anda logo. Vai ou não vai?
-Calma, irmão, tô pensando.
-Velho, quem pensa a ação mais de uma vez faz ela deixar de se chamar ação.
-...Poxa. Tem razão. Vamos lá! Mas, essa frase não é sua, é?
-Acho que é Shakespeare.
-Ah... Bora logo!

Pensar de mais é menos. Muito menos. Nada.
Na televisão, vida e sua extinção. Cultura e crime. Esporte e moda. Esporte é moda.
Minha irmã comentava o jogo da seleção.

-Dunga convocou errado. A Holanda tem jogadores bons e deu nisso. Os jogadores dele (Holanda) tão em times melhores lá na Europa. Ai ai. ...Será que o Brasil vai conseguir ir pra próxima Copa? Com esse time, acho que não. E é aqui no Brasil! Como é que pode?

Por que as mulheres se transformam em comentaristas durante a Copa?
Minha mãe retrucava: - Po, Dunga foi mal, viu? O coitado do Maradona também saiu, né? Eu queria que ele continuasse...

Saio de casa. Pensar. Respirar. Preciso disso. Olhar as pessoas. Ser visto. Ser conhecido e reconhecido. A gente precisa disso. "Boa noite", alguns ainda cumprimentam. Povo frio. Povo. Medo.

Lá está ele. O rio que vira mar pra mim. Lindo. Poético. E a moça lá de novo. Debruçada na ponte. Quem é? Ela de novo?

- Oi.
- Olá.
- Lindo, né?
- Sim. Sempre venho aqui olhar o reflexo da lua...
- É, realmente, muito lindo.

Acabava de encontrar meu fim. Um deles. O melhor dos fins.
Encontrar a moça que vem do mar.
Que fim.

11 comentários:

  1. Típico post de um bom vivã...daqueles aversos à amizade com relógio e suas respectivas convenções. hauhauahau...
    Acabou? acabou em parte...acabou pra alguém, outros estão na corta bamba e bambeiam entre se entregar ao destino quase certo ou ir até o último segundo tentando...mesmo que não queira passar pelo processo que requer a tentativa, mas tudo bem;
    Globalização...parece global a insatisfação... no esporte que nunca soube dominar bem a moda, no matador que deveria trabalhar com bolas, no técnico que foi péssimo na copa...e nos homens que ainda falam das mulheres e seus comentários, em vão!
    E nossa vida passa...acompanhada ou não... pra achar alguém de frente ao "mar" é preciso estar lá...mas a lua pode ser admirada em outro lugar...um céu pra contemplar...faculdade, lar...lar, faculdade...pode ser falta de criatividade mas se não consigo compreender tudo que se deve aprender estou certa de que num bar só tenho a parder...e tempo pra perder. Somos jovens, temos todo tempo do mundo pra viver e escolher, escolher viver, ter impulso de viver...viver em ação e viver são passos contrários à morrer, ir pro bar, se alienar...
    Na verdade é amanhã ou vai demorar tanto pra acabar...
    (FIZ OUTRO POST, kkk)

    ResponderExcluir
  2. Adoreei o texto Xeris, Vc tem potencial.. ao menos no blog vc não esconde ele :) SHUHAUHSUAHUSH

    ResponderExcluir
  3. Uai gente, entrei no blog errado? Ta ali em cima Blog do Xéris, mas o post é de Lay? kkkkkkkkkkkkk

    Tá massa!
    " Acabava de encontrar meu fim. Um deles. O melhor dos fins. "

    Uuuuuuh, xonadão! kkkkkkkkkkk

    Bjooos

    ResponderExcluir
  4. Poha velho !! Difu, um dos melhores textos qe ja li na minha vida !!

    ResponderExcluir
  5. E no meio do fim que na verdade é um intervalo, um passo dado numa caminhada estimada de 4 anos, mas no fundo, o fato é que quem caminha não sabe em exato, quanto tempo irá durar, resolvo ler as falatórias de um amigo que caminha junto, que fala como um clown e me surpreende ao escrever como um sábio, um menino que vira um velho com a caneta e o papel (ow perdão, essa minha mania de coisas antigas, os tempos são de monitores e teclados).
    E é verdade que quem caminhava, já ofegava de exastão, e o bar que era como um casa, onde foi aprendido talvez a maior parte do conhecimento realmente válido, já não se é frequentado, e as casas mais frequentadas, surpreende-se quem faz um visita "Clima estranho nesse lugar, livros e apostilas congestionam o ar". Depois da caminhada a gente olha pra traz e ver Lias, e Robertos e Diogos, a gente olha pro lado, e falta um ou outro colega, coisa triste, até o final faltarão uns vários, a gente olha pra dentro e vê que a pessoa de quatro meses atrás já não é a mesma, como cresceu esse alguém interior, nem deu pra perceber.

    Já bate saudades de voltar a caminhar, parar na 25, beber com os amigos, tocar violão, inventar canções e gritar poesias...

    Fiz outro post

    ResponderExcluir
  6. Não pensei duas vezes em ler esse texto meu amigo. Um dos melhores textos que vc já fez e com certeza no panteão de um dos melhores que já li tb. Parabéns man, fez algo que nem sei bem o que definir, conto, cronica, poeisa, romance? bom pra que definições, o bom mesmo foi degustar um dos apices de sua inspiração. Se vc seguirá nessa linha pouco importa. Siga o que vc tem de seguir. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Dúvidas Clériton do seu potencial? Use-o devidamente ou será mais um talentoso que não se deixou usar por Deus e enfim... seu fim. Amo sua irmã garoto, ah! e vc tambem.

    ResponderExcluir
  8. Que texto maravilhoso...parabéns, meu caro. Siga firme na trilha! ;)
    Obrigada pela visita e por estar me seguindo. Espero que não coloque dê o doce a criança e depois peça de volta, ein. Passa por lá sempre...farei o mesmo em seu espaço =)
    Um forte abraço!!!
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir

O que achou? Dê a ideia aqui.